Rota da Farinha: Prefeito de Macambira entrega ofício para futuros desenvolvimentos turísticos no município

Você está aqui

Na manhã da última quinta-feira, 29, o prefeito de Macambira, Carivaldo Souza e seu vice, Toinho do Trator, estiveram em Aracaju onde se reuniram com o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto e os prefeitos de Campo do Brito, Marcell Souza, e São Domingos, José Vagner Alves (Binho), para dar mais um passo importante em prol do desenvolvimento do turismo da região com a implantação da “Rota da Farinha”. O encontro teve por finalidade a entrega do ofício de solicitação de enquadramento e classificação ambiental das áreas naturais da Serra da Miaba, incluindo um dos principais pontos turísticos do Estado, o Parque Estadual Cachoeira de Macambira. 
 
A reunião contou ainda com a participação do secretário de Cultura, Ita Anderson e do secretário de Assuntos Jurídico, Wesley Andrade. “Demos hoje mais um passo importante em direção a concretização da Rota da Farinha, com os prefeitos dos municípios envolvidos, entregando, oficialmente, um documento solicitando os estudos ambientais que vão promover a proteção dos atrativos naturais da Rota da Farinha.  Iremos encaminhar esse documento junto ao Governo, entregando ao secretário Ubirajara Barreto, para que as equipes ambientais do Governo possam tomar as providências, fazer os estudos, e a gente poder avançar de forma sustentável nesse projeto que irá trazer muitos benefícios para a população daquela região”, ressaltou o secretário de Turismo. 
 
Rota da Farinha 
 
Com 600 unidades produtoras dos derivados da mandioca, a Rota da Farinha incluirá ainda ambientes naturais de grande relevância para o turismo, como belezas naturais e recursos hídricos que possibilitam áreas de banho e contato com a natureza. A rota proporciona ainda uma maior exploração do turismo da região, para isso serão implantados um roteiro turístico que possibilitará melhor  exploração da cultura local, trilhas, cachoeiras, visitas guiadas às casas de farinha, e degustação da culinária típica local. 
 
Cachoeira de Macambira 
 
Bastante visitado por sergipanos e turistas, o Parque Estadual Cachoeira de Macambira, se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do Estado. O local, que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, possui valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico e artístico e tem a queda d´água de aproximados 18 metros. A cachoeira fica em propriedade particular, mas tem acesso irrestrito para o público e é formada pela corredeira do Rio Salgado, afluente do Vaza-Barris. 
 
Atraindo olhares de empresários, uma pousada já está sendo construída nas proximidades da Cachoeira. O local contará ainda com a implantação de restaurantes, pousadas, área de camping, meios de hospedagem, acessibilidade, junto com parceria público e privado. 
 
“Estamos empenhados, junto ao Governo do Estado, em potencializar as nossas belezas. Estamos nos mobilizando para elevar Macambira como grande roteiro turístico. As casas de Farinha, a nossa Cachoeira e a Serra da Miaba são grandes atrativos que precisam de uma maior exploração. Vamos lutar para que isso aconteça”, destacou o prefeito Carivaldo.


Exportar: CSV | JSON
Data da última atualização no site: 09/06/2021 08:09

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAMBIRA
Praça São Francisco,24 - CENTRO - Macambira/SE - (79)3457-1221 -