Tanto os grupos prioritários quanto a população em geral participou da campanha deste ano
A Prefeitura de Macambira, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, concluiu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021 com mais de 2 mil doses aplicadas. Com início em 12 de abril para grupos prioritários, 1.772 pessoas foram vacinadas. E, aberta ao público em geral a partir de 09 de julho, mais 751 pessoas receberam o imunizante até o dia 12 de julho. Totalizando, portanto, 2.523 doses aplicadas durante o período; sendo que a campanha foi finalizada juntamente com o término dos imunizantes repassados ao município.
Juntamente com a secretária da Saúde, Acácia Costa, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Deicyele Araújo, esteve à frente da organização de todo o plano vacinal em Macambira: "Nesta campanha, foram criadas várias estratégias para avanço da vacinação, sempre seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado. É importante ressaltar que, neste momento de pandemia, ser imunizado com a vacina da influenza (gripe) não só nos faz diminuir o número de pessoas contaminadas com o vírus na comunidade como, consequentemente, ocorre a diminuição do número de internações", explica.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica lembra ainda como a vacina age no organismo humano e a importância disso: "A vacina em si é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças. Quando ocorre a aplicação do imunizante, este faz com que o nosso organismo produza anticorpos para que, caso a pessoa seja exposta ao vírus, produza de forma mais ágil ainda mais anticorpos contra o mesmo", acrescenta Deicyele Araújo.
A secretária da Saúde de Macambira também lembra que a vacinação contra a gripe, principalmente, no período de inverno, diminui a incidência de doenças respiratórias. “Além de diminuir significativamente a chance de desenvolvermos doenças mais severas, outro benefício dela é que ela melhora a imunização coletiva. E, apesar desta vacina não imunizar contra o Coronavírus, ela ajuda no diagnóstico da doença. Isto porque, se a população estiver vacinada contra a gripe, os profissionais da saúde poderão descartar esta hipótese e focar na possibilidade de ser a COVID 19, tornando mais rápido o início do tratamento”, ressalta Acácia Costa.
As doses da vacina contra o Influenza, vírus causador da gripe, foram aplicadas em adultos e crianças acima de 6 meses de idade com o objetivo de levar melhor qualidade de vida a toda população macambirense.
Confira na nossa tabela o número de pessoas vacinas por cada grupo, no município de Macambira.