A Prefeitura de Macambira, através da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo a Semana Pedagógica de 2022. O evento, que traz como tema “Planejando o futuro por meio da educação”, iniciou na segunda-feira (14), e segue até a próxima sexta, dia 18/02, com uma vasta programação.
O principal objetivo do encontro - que envolve todos os profissionais da Educação - é discutir novas ações para a rede municipal de ensino durante o ano letivo que se inicia e pautas sobre temas emergentes. Além de, promover a integração dos educadores e apresentar estratégias pedagógicas que irão orientar as ações educativas ao longo de 2022, inovando o trabalho da educação.
Na cerimônia de abertura, o prefeito Carivaldo Souza externou sua emoção ao ouvir tocar o Hino Nacional e do município e assistir a apresentação musical da dupla Paulo e Samuel, alunos da Escola Municipal Cecílio Eugênio Alves. “Fiquei muito feliz, vieram muitas lembranças. O hino nacional me fez lembrar da minha infância na escola e meu tempo no exército, depois me vem um aluno sanfoneiro e um cantor lembrando-me que sou nordestino. Estou muito feliz e tenho certeza que essa Semana Pedagógica vai ser muito útil para a Educação do nosso município. Desde já, quero agradecer pelo que os profissionais já vêm fazendo pela nossa Educação porque o município que tem uma Educação como tem em Macambira, tem um futuro brilhante pela frente”, comenta Carivaldo.
A secretária municipal de Educação, Alessandra Meireles, confirmou o retorno das aulas e de forma presencial no próximo dia 21. “Este encontro é de suma importância para iniciarmos da melhor forma e recebermos nossos alunos para o ano letivo 2022, por isso, todo um planejamento foi feito para estarmos aqui hoje”.
Na oportunidade, a secretária de Gabinete, Lenilde Meireles, anunciou inovações tecnológicas para o processo de trabalho dos educadores. “O diário e a ficha do aluno agora serão eletrônicos. Vamos investir para que a nossa Educação seja informatizada. Está todo mundo evoluindo com a informatização, principalmente com a pandemia, e Macambira não pode ficar de fora. Sem dúvida, a Educação vai ganhar muito com isso e todos nós que trabalhamos na área”, disse. Em seguida, houve uma palestra com Waldinei de Queiroz (Cloud Sistemas) sobre a modernização da gestão escolar.
Para o diretor José Augusto, a Semana Pedagógica “é onde cada profissional, não só o professor, mas todos que compõem a equipe da Educação, saem mais renovados, com novos conhecimentos para desenvolver um trabalho ainda melhor que o ano que passou”.
Ainda no primeiro dia do evento, teve palestra com Beth Castro (Coach Life) sobre motivação. No segundo dia, a psicóloga do CREAS, Josefa Consuelo Silveira, palestrou sobre competência socioemocional na vida do educador. Posteriormente, a fonoaudióloga Ana Claudia Nascimento falou sobre os cuidados com a voz para os professores e a nutricionista Daniele Pinto sobre as normas sanitárias no âmbito escolar aos demais profissionais da educação.
Nesta quarta-feira, 16, haverá a participação da coordenadora do Departamento de Educação (Seduc/SE), Ana Lúcia, para falar sobre boas práticas de educação nas redes públicas de ensino. Logo mais, as coordenadoras pedagógicas discutirão a respeito das orientações e recomendações sobre as respectivas funções laborativas.
No dia 17, as equipes de profissionais da Educação estarão nas respectivas unidades de ensino, preparando o ambiente escolar para acolher os alunos a partir de 21/02/2022.
Já no último dia, 18, a professora Quitéria Barros (presidente da UNDINE-SE) irá palestrar sobre o tema “O que esperar da educação no contexto da pandemia” e, por fim, a tutora do FUNDEB pelo FNDE, Fernanda Fontes, ministrará a respeito da legislação atual do novo FUNDEB e capacitação para membros do Conselho do FUNDEB.
Volta às aulas
Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA retornam no dia 21 de fevereiro. No decorrer do primeiro mês de aula, será realizada a entrega de fardamento, kit de material escolar e livros didáticos a cada aluno matriculado.
Os alunos da rede municipal de ensino de Macambira também terão transporte e alimentação escolar de qualidade, profissionais de Educação capacitados, acompanhamento educacional com psicólogo, psicopedagogo e nutricionista, projetos educacionais inovadores e muito mais.