Prefeitura de Macambira cria grupo especial com pacientes que apresentam Artrose

A Prefeitura Municipal de Macambira, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde, criou um grupo especial para pacientes que sofrem de Artrose. As reuniões ocorrem semanalmente na Clínica de Saúde da Família Dona Caçula.

Segundo Thiago Santos, fisioterapeuta do NASF, inicialmente, o grupo foi orientado sobre a doença, de seus fatores de risco, bem como dos danos causados. “No grupo focamos em alongamento, fortalecimento e relaxamento dos músculos. Buscamos toda semana tratar das diferentes partes do corpo onde a artrose geralmente aparece ”, acrescenta.

Cabe destacar que além do fisioterapeuta, o grupo também conta com a assistência de uma nutricionista, um educador físico e um psicólogo, que buscam auxiliar os pacientes na alimentação e na aplicação de terapias e atividades para diminuir as dores causadas pela doença, além de fortalecer os músculos do corpo.

De acordo com Simone Cruz, secretária municipal de Saúde, atualmente, o grupo tem atendido mais de 13 usuários do SUS que sofrem com a Artrose. “A gestão do prefeito Luciano não está brincando quando diz que cuida do seu povo, e um exemplo disso é este grupo, que nasceu justamente devido à alta demanda que temos de pacientes que sofrem com essa doença. Mas a nossa perspectiva é criar outro grupo para lidar somente com lesões no ombro, que têm afetado principalmente os agricultores do nosso município”, destacou a secretária.

Data da última atualização no site: 13/11/2019 08:17